Publicado no site Mundo do Marketing em 11/02/2010
Sites de operadoras não dão voz aos clientes
Estudo mostra que consumidores não têm espaço para opinar nos portais
Os sites das cinco maiores empresas de telefonia móvel do Brasil, Tim, Claro, Vivo, Oi e CTBC, não disponibilizam um espaço para que o cliente envie sua opinião sobre os produtos e serviços. É o que indica a avaliação feita pelo Comunicômetro, ferramenta elaborada pela Retoque Comunicação.
A análise é feita a partir da página inicial dos portais e verifica com que clareza ela se direciona aos consumidores, além das ferramentas que disponibiliza. De acordo com o estudo, apenas a Sercomtel, de Londrina, dá “voz” aos clientes. Outro destaque do estudo é a falta de comunicação entre os sites e a imprensa. Isso leva as companhias a não aproveitarem o potencial de divulgação que poderiam ter. A exceção fica por conta da Claro, a única que conta com um portal estruturado para os jornalistas.
Em relação à comunicação, de uma forma geral, nenhuma das empresas avaliads conseguiu atingir o nível de excelência. A que obteve o melhor resultado foi a Tim, devido à homepage clara e com recursos interativos. A pior avaliação ficou com o site da CTBC, de São Paulo.
Os públicos avaliados na análise foram: imprensa, governo, clientes, funcionários e comunidade, levando em consideração o nível de transparência, a qualidade e o impacto da comunicação gerada pelo portal, além de permitir a comparação entre concorrentes do mesmo setor.
Na categoria Comunicação Geral, a Tim lidera o ranking e a Claro e a Sercomtel ocupam o segundo lugar seguidas pela Oi, em terceiro, a Vivo, em quarto, e a CTBC, em quinto. Em relação aos clientes, a Sercomtel é a melhor colocada, a Tim e a Vivo ocupam a segunda colocação e a Claro, a Oi e a CTBC dividem a terceira posição. No quesito imprensa, a Claro lidera, a Tim fica em segundo lugar, a Oi e a Sercomtel em terceiro, a CTBC em quarto e a Vivo em quinto.
A análise é feita a partir da página inicial dos portais e verifica com que clareza ela se direciona aos consumidores, além das ferramentas que disponibiliza. De acordo com o estudo, apenas a Sercomtel, de Londrina, dá “voz” aos clientes. Outro destaque do estudo é a falta de comunicação entre os sites e a imprensa. Isso leva as companhias a não aproveitarem o potencial de divulgação que poderiam ter. A exceção fica por conta da Claro, a única que conta com um portal estruturado para os jornalistas.
Em relação à comunicação, de uma forma geral, nenhuma das empresas avaliads conseguiu atingir o nível de excelência. A que obteve o melhor resultado foi a Tim, devido à homepage clara e com recursos interativos. A pior avaliação ficou com o site da CTBC, de São Paulo.
Os públicos avaliados na análise foram: imprensa, governo, clientes, funcionários e comunidade, levando em consideração o nível de transparência, a qualidade e o impacto da comunicação gerada pelo portal, além de permitir a comparação entre concorrentes do mesmo setor.
Na categoria Comunicação Geral, a Tim lidera o ranking e a Claro e a Sercomtel ocupam o segundo lugar seguidas pela Oi, em terceiro, a Vivo, em quarto, e a CTBC, em quinto. Em relação aos clientes, a Sercomtel é a melhor colocada, a Tim e a Vivo ocupam a segunda colocação e a Claro, a Oi e a CTBC dividem a terceira posição. No quesito imprensa, a Claro lidera, a Tim fica em segundo lugar, a Oi e a Sercomtel em terceiro, a CTBC em quarto e a Vivo em quinto.
Daniel Itzicovitch
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