terça-feira, 2 de março de 2010

Sites de operadoras não dão voz aos clientes

Publicado no site Mundo do Marketing em 11/02/2010

Sites de operadoras não dão voz aos clientes
Estudo mostra que consumidores não têm espaço para opinar nos portais
Por Sylvia de Sá, do Mundo do Marketing | 11/02/2010 sylvia@mundodomarketing.com.br

Os sites das cinco maiores empresas de telefonia móvel do Brasil, Tim, Claro, Vivo, Oi e CTBC, não disponibilizam um espaço para que o cliente envie sua opinião sobre os produtos e serviços. É o que indica a avaliação feita pelo Comunicômetro, ferramenta elaborada pela Retoque Comunicação.

A análise é feita a partir da página inicial dos portais e verifica com que clareza ela se direciona aos consumidores, além das ferramentas que disponibiliza. De acordo com o estudo, apenas a Sercomtel, de Londrina, dá “voz” aos clientes. Outro destaque do estudo é a falta de comunicação entre os sites e a imprensa. Isso leva as companhias a não aproveitarem o potencial de divulgação que poderiam ter. A exceção fica por conta da Claro, a única que conta com um portal estruturado para os jornalistas.

Em relação à comunicação, de uma forma geral, nenhuma das empresas avaliads conseguiu atingir o nível de excelência. A que obteve o melhor resultado foi a Tim, devido à homepage clara e com recursos interativos. A pior avaliação ficou com o site da CTBC, de São Paulo.

Os públicos avaliados na análise foram: imprensa, governo, clientes, funcionários e comunidade, levando em consideração o nível de transparência, a qualidade e o impacto da comunicação gerada pelo portal, além de permitir a comparação entre concorrentes do mesmo setor.

Na categoria Comunicação Geral, a Tim lidera o ranking e a Claro e a Sercomtel ocupam o segundo lugar seguidas pela Oi, em terceiro, a Vivo, em quarto, e a CTBC, em quinto. Em relação aos clientes, a Sercomtel é a melhor colocada, a Tim e a Vivo ocupam a segunda colocação e a Claro, a Oi e a CTBC dividem a terceira posição. No quesito imprensa, a Claro lidera, a Tim fica em segundo lugar, a Oi e a Sercomtel em terceiro, a CTBC em quarto e a Vivo em quinto.



Daniel Itzicovitch

Nenhum comentário:

Postar um comentário