A Telefonica perdeu o ritmo dos negócios em internet em 2008 quando enfrentou problemas técnicos em sua rede, que prejudicaram milhares de pessoas e até o Governo do Estado de São Paulo. Os problemas atingiram metade dos 12 mil pontos de acesso mantidos pela Intragov, a rede de comunicação utilizada pelo governo do Estado de São Paulo.
Depois em 2009 a Telefonica enfrentou problemas com servidores DNS. Segundo a assessoria de imprensa, esses problemas foram ocasionados por invasões de hackers que desestabilizaram o sistema.
Nesse período a Telefonica passou a implementar e testar o serviço de fibra óptica na cidade de São Paulo. Em abril de 2008 a internet com velocidade de conexão de 30mb custava em torno de R$ 450,00 por mês. Agora em Novembro de 2010 a Telefonica passa a oferecer internet por fibra óptica com a mesma velocidade de 30mb que agora custa R$ 119,11, sem fidelização, sem multa e sem custo de instalação.
Por coincidência, recebi um impresso pelo correio informando a disponibilidade da fibra óptica onde moro. Como tenho uma conexão de internet a cabo da NET, resolvi que é hora de atualizá-la. Liguei para a NET para dizer que não estou satisfeito com o serviço de internet e perguntei o que a NET ofereceria para mim, que já sou cliente há anos.
A resposta do atendente foi... NADA. “Temos apenas os planos que estão listados no site”. Comparei o plano mais próximo do de fibra óptica e os valores são absurdamente desfavoráveis:
Velocidade Upload Franquia Valor
NET 20mb 1mb 100gb R$ 297,90
TELEFONICA 30mb 5mb Não tem R$ 119,11
Já fui cliente da Telefonica no passado e a experiência foi amarga. Serviço ruim e atendimento pior. Qualquer coisa que se precisasse do call center, o atendimento demorava demais, isso quando não caia a ligação ou os atendentes simplesmente desligassem
Resolvi ligar para a Telefonica para contratar a internet de fibra óptica. O atendimento foi exemplar. Depois de efetuar o pedido, fui transferido para o setor de Qualidade (que se existia antes não funcionava bem) onde revisaram todo o pedido, termos e condições. Então agendaram a instalação com data e hora marcada. Depois de 2 dias o setor de Qualidade ligou novamente para confirmar mais uma vez todos os dados do contrato, data de instalação e agradecer por ser um novo cliente da Telefonica.
A Telefonica conseguiu 2.000 clientes na rede de fibra óptica entre 2008 e 2009 e quer chegar a 10.000 até o final de 2010. Creio que se depender da tecnologia e do atendimento renovado, essa tarefa poderá ser exeqüível. Por isso que digo que a Telefonica fez sua lição de casa, aprendeu com os erros do passado e está se preparando para o futuro.
Com relação à NET, seria bom que não deitasse em berço esplêndido e ignorasse seus clientes. Porque um cliente insatisfeito hoje pode não ser mais um cliente amanhã.
No meu caso, deixarei de ser cliente NET a partir de 11/11/2010 quanto está prevista a instalação da minha nova conexão de fibra óptica da Telefonica... se tudo funcionar.
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